PALCO PARA DOIS OU MENOS

IV FESTIVAL DE TEATRO

05. CORO CANTO E ENCANTO

with one comment

27 _ 21:30   Extra Festival
Mítica Escola de Teatro de Oliveirinha
CORO CANTO E ENCANTO

___

CANTO E ENCANTO – ASSOCIAÇÃO CULTURAL

A Associação Cultural “Canto e Encanto” nasceu no seio do Serviço de Apoio à Família, na Paróquia de Canas de Senhorim, no dia 4 de Abril de 2002.
Um dos seus Fundadores (e impulsionador) foi, à data, o seu Pároco, Padre Ilídio Pinto Leandro, hoje Bispo de Viseu.
Tem como principal finalidade o desenvolvimento cultural e artístico, nas áreas do canto e da música. Não tem fins lucrativos.
O grupo coral tem cerca de quarenta elementos, de diversas idades.
Ao longo da sua (ainda) curta existência já actuou em diversos concelhos do País: Águeda (Aguada de Baixo), Anadia (Sangalhos) Barreiro, Carregal do Sal (sede do Concelho, Currelos e Fiais da Telha), Cinfães do Douro, Gouveia (Nespereira), Horta (Faial) e Lajes (Pico) – Açores, Mangualde, Mortágua, Santa Comba Dão, Tondela, Valongo (Ermesinde) e, naturalmente, em várias localidades do concelho de Nelas.
Fora do País actuou em Espanha: Hio (Pontevedra) e Leiro (Orense).
Participou em 6 Encontros Internacionais: Mealhada, Canas de Senhorim (que organizou), Ermesinde, Nelas e nos dois Encontros em Espanha.
Em Canas participa regularmente na Feira Medieval, cabendo-lhe a organização da Ceia Medieval; tem cantado na “Semana da Paróquia”, no “Dia do Idoso”, no “Canas em Movimento” e no dia do Emigrante; reabilitou o “Cantar das Janeiras”.
Em Nelas tem participado na “Feira do Vinho” e na “Festa do Município”.
Integra o “Coro Sinfónico das Beiras” juntamente com os Corais de Santa Comba Dão e Tondela.
Tem apoiado algumas Instituições: Grupo Sócio Caritativo da Paróquia de Canas, Lar e Centro de Dia “Padre Domingos”, Sociedade das Filhas do Coração de Maria, Bombeiros Voluntários, Escuteiros, etc. Participou, com o Grupo Coral da Casa do Povo de Tondela, num Concerto de angariação de fundos para as obras de restauro da Igreja de S. Brás, em Carregal do Sal.
O seu Maestro, desde a primeira hora, é o Professor Cristóvão Ramalho, de Santa Comba Dão.
Interpreta autores clássicos, temas medievais, temas sacros e populares.
Anualmente leva a efeito o “Concerto de Natal” e, no dia do seu aniversário, um outro evento que designa por “Vamos cantar mais uma Primavera”.
Sempre que solicitado, o Coral tem abrilhantado cerimónias religiosas de Casamento, “Bodas de Prata” e “Bodas de Ouro”.

Cristóvão João Marques Ramalho

Começou a sua vivência musical bastante cedo com a prática de música coral.
Fez o Curso Geral de Música no Conservatório de Música de Coimbra, onde foi aluno (na cadeira de Form. Musical) do pedagogo e compositor Prof. Joel Canhão. Frequentou as classes de Piano, Canto e Música de Conjunto (Canto Coral). Após terminar o Conservatório, ingressou, com o estatuto de trabalhador estudante, na Universidade de Aveiro, no Departamento de Comunicação e Arte. Nesta universidade frequentou a classe de Canto sob a orientação do maestro António Lourenço e da Prof.ª Isabel Alcovia. Frequentou cursos de Direcção Coral com o Maestro José Robert e com o Maestro Edgar Saramago (ambos assistentes do compositor e maestro Lopes Graça) – com quem mantém estreitas relações de trabalho e amizade. Desde cedo, na sua carreira musical, que desenvolve trabalho pedagógico no campo da divulgação da música e da cultura musical. Produziu e apresentou um programa de rádio, dirigido ao grande público, intitulado GRANDES MAESTROS. Continua a aumentar e melhorar a sua formação, e a sua actividade profissional está directamente ligada ao ensino da música.
Lecciona Formação Musical, Iniciação ao Piano, Canto Coral (a grupos de Adultos e Infantis) e Técnica Vocal. Possui larga experiência na área da Direcção Coral e Formação Vocal, assim como no campo da organização e orientação de grupos vocais e instrumentais. É um dos fundadores das Escolas de Artes Musicais onde é professor e associado. É também professor de Iniciação Musical em escolas do Grupo de Escolas de João de Deus, onde trabalha na iniciação musical de crianças de três, quatro e cinco anos, através da utilização da metodologia proposta pelo pedagogo americano Edwin Gordon – que remodelou e adaptou.
Tem participado em alguns projectos na área do teatro com a companhia de teatro profissional Trigo Limpo – Teatro ACERT, essencialmente no campo da performance vocal e música vocal para teatro de rua.
No campo da Música Coral, participou em inúmeros concertos realizados em diversas localidades de Portugal, tanto como cantor coralista (integrando diversos coros), assim como na categoria de director artístico. Foi membro fundador do Coro de Câmara de Coimbra. Participou, também, em algumas edições das Jornadas Internacionais de Música de Évora, como coralista, no coro internacional que trabalha e faz apresentações públicas do repertório de música coral sacra da Sé de Évora.
É Director Artístico da Associação Cultural Canto e Encanto, de Canas de Senhorim, do Grupo Coral Polifónico de Santa Comba Dão e do Coro Polifónico de Tondela. Além do trabalho realizado com cada grupo, tem, desde 2004 e com os três grupos corais em conjunto, desenvolvido o projecto do Coro Sinfónico das Beiras.

Written by doisoumenos

20/04/2010 às 1:08

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. […] 22 e 23 _ 21:30   Estreia Nacional Mítica Escola de Teatro de Oliveirinha O QUARTO DO REI Produção NACO 27 _ 21:30   Extra Festival Mítica Escola de Teatro de Oliveirinha CORO CANTO E ENCANTO […]


Deixe um comentário